Lançada a 9ª edição da Revista Estudos Legislativos

PARLAMENTO

Luiz Osellame - MTE 9500 | Agência de Notícias - 09:07-29/01/2016 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727

A Escola do Legislativo Romildo Bolzan da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul lançou, em solenidade realizada dia 29 de janeiro de 2016, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, a 9ª edição da Revista Estudos Legislativos. A publicação abriu uma seção especial para analisar, além dos tradicionais temas jurídicos, o tema da educação no Brasil.

O espaço aberto para o tema da educação surgiu depois da divulgação do fato de que meio milhão de alunos tiraram nota zero nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Diante dessa realidade, o conselho editorial da publicação achou por bem convocar professores e estudiosos de diversas universidades para traçar um panorama da educação no Brasil hoje, partindo das seguintes interrogações: por que quinhentos mil estudantes brasileiros tiraram zero na redação? O que está subjacente a esta situação? O que pensam os professores universitários e pesquisadores que se dedicam ao tema ?

A inquietação gerada pelo desempenho negativo dos estudantes resultou em cinco artigos que elucidam faces da realidade educacional do País, apontando caminhos possíveis de serem seguidos.

A professora da PUC/RS Vera Wannmacher Pereira, autora de um dos artigos da publicação, saudou a iniciativa da Escola do Legislativo e reafirmou a importância dos professores no processo educacional brasileiro. "Olhemos para os professores, valorizemos seus esforços e coloquemo-nos a seu lado", conclamou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo em abordar a questão da educação. "A Assembleia tem que trabalhar para fora, olhando a sociedade. E a questão dos estudantes tirarem nota zero é ainda mais impactante que a crise econômica", declarou Brum, enfatizando a necessidade de se investir na melhoria da educação como forma de qualificar o futuro do país.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação de duas peças musicais - "Here, there, and everywhere", dos Beatles, e "Querência Amada", de Teixeirinha - por integrantes da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, dirigida pelo maestro Telmo Jaconi. Ao longo de 2015 a Orquestra Jovem foi convidada a participar de diversos eventos na Assembleia Legislativa, incluindo o projeto "Deputado Por Um Dia", da Escola do Legislativo. A foto de uma dessas participações ilustra a capa desta edição da Revista Estudos Legislativos.