Estratégias da Câmara dos Deputados para a Inserção Social de Conteúdos Políticos e Culturais

Antonio Teixeira de Barros, Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin

Resumo


Este artigo analisa as principais estratégias das mídias institucionais da Câmara dos Deputados para a inserção social de conteúdos políticos e culturais. O foco do estudo está em três iniciativas: o projeto Baixe e Use (TV Câmara), o serviço de Radioagência (Rádio Câmara) e o Boletim Eletrônico (Agência Câmara). Os três projetos apresentam em comum a política editorial de inserção social de conteúdos, ou seja, o acesso que independe da audiência direta do canal emissor em um horário de transmissão determinado. A difusão de conteúdos ocorre com a colaboração dos próprios usuários, pelas redes sociais, e-mail e demais formas de interação entre os interessados em um determinado tema político ou cultural. O artigo toma como base empírica dados de pesquisa sobre o uso dos conteúdos pelos públicos dos três projetos, com destaque para o perfil dos usuários, os temas preferidos e lógicas de usabilidade.


Palavras-chave


Inserção social de conteúdos políticos e culturais. Mídias legislativas. Câmara dos Deputados. Informação pública.

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