CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ADOTADAS POR ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima

Resumo


Este artigo visa identificar a frequência de uso de estratégias de leitura dos alunos do Ensino Médio das E.E.M. Egídia Cavalcante, em Morada Nova/CE e E.E.M. Lauro Rebouças, em Limoeiro do Norte/CE. Entende-se, a priori, que as estratégias de leitura influem na compreensão de textos, pois são procedimentos efetivados durante a atividade de leitura que provocam à apreensão de textos ou de operações que processamos ao abordar um texto (Cantalice, 2004; Joly, 2004; Kleiman, 1989, 1995; Marini, 1986; Solé, 1998) entre outros. Para tal objetivo, aplicamos um questionário para avaliar as estratégias de leitura utilizadas por 05 alunos da primeira série, 05 da segunda e 05 alunos da terceira série. Pondera-se que desenvolver a competência leitura é importante para qualquer discente, no entanto, torna-se especialmente crucial para os alunos da última etapa da educação básica, uma vez que facilita o ingresso deles em universidades ou na busca por futuras oportunidades de emprego. Pressupõe-se, portanto, com esta pesquisa que os alunos do 1º e 2º em relação aos alunos do 3º ano do ensino médio possuem mais dificuldades no uso de estratégias de leitura, visto que ainda não possuem um repertório de leituras que os possibilitem ler crítico e estrategicamente diferentes gêneros textuais.


Palavras-chave


Leitura, Estratégias de Leitura, Gêneros Textuais, Ensino Médio.

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