A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

Leonor Scliar-Cabral

Resumo


O livro didático orienta a organização teórica e as práticas pedagógicas de uma dada disciplina. Nesse artigo, examinarei o livro didático de alfabetização, pejorativamente denominado cartilha, com o objetivo de reconquistar o seu lugar de instrumento por excelência de uma alfabetização de qualidade. Discutirei as principais falhas de tais livros: o desconhecimento sobre os traços das letras do alfabeto romano, sobre os princípios alfabéticos do Português Brasileiro e sobre os pré-requisitos conceituais; demonstrarei, também, a falta coerência e de contextualização, bem como o desconhecimento sobre os sistemas de signos e como funcionam nos livros de matemática, ciências sociais e naturais no ciclo de alfabetização. O papel que os manuais desempenham para definir o leitor e o redator que se espera no século XXI é decisivo. A metodologia é bibliográfica.


Palavras-chave


Livro Didático; Ciclo de Alfabetização; Falhas Conceituais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.