DOIS MODELOS DE PARLAMENTO JOVEM: UMA LEITURA DE SEU FUNCIONAMENTO COMO LETRAMENTO POLÍTICO
Palavras-chave:
Parlamento Jovem. Educação para Democracia. Letramento PolíticoResumo
Promovidas por casas legislativas e outras instituições em todo o mundo, as simulações de atividades parlamentares são, por sua natureza, um instrumento privilegiado de educação para a democracia e de engajamento do público escolar nas questões políticas de sua sociedade. No Brasil, com o nome de Parlamento Jovem, a Escola do Legislativo de Minas Gerais e a Assembléia Legislativa de São Paulo realizam duas formas diferenciadas e aparentemente opostas de simulação parlamentar. A análise dessas simulações em uma perspectiva comparada mostra que, a despeito das diferenças, há um objetivo comum a ser compartilhado: o letramento político. É para preservar esse objetivo que se propõe uma leitura do horizonte teórico e metodológico dessas duas simulações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que sou o (um dos) autor (es) do trabalho, que este é original e inédito e que não foi enviado a outra publicação e não o será enquanto estiver sendo avaliado pela Revista Estudos Legislativos, quer no formato impresso ou eletrônico.
Declaro, outrossim, que, por esse instrumento, cedo (cedemos) os direitos autorais para publicação do trabalho na Revista Estudos Legislativos, sendo possível a reprodução posterior, total ou parcial, no formato impresso ou eletrônico, desde que citada a publicação original.