DOIS MODELOS DE PARLAMENTO JOVEM: UMA LEITURA DE SEU FUNCIONAMENTO COMO LETRAMENTO POLÍTICO

Autores

  • Rildo Cosson

Palavras-chave:

Parlamento Jovem. Educação para Democracia. Letramento Político

Resumo

Promovidas por casas legislativas e outras instituições em todo o mundo, as simulações de atividades parlamentares são, por sua natureza, um instrumento privilegiado de educação para a democracia e de engajamento do público escolar nas questões políticas de sua sociedade. No Brasil, com o nome de Parlamento Jovem, a Escola do Legislativo de Minas Gerais e a Assembléia Legislativa de São Paulo realizam duas formas diferenciadas e aparentemente opostas de simulação parlamentar. A análise dessas simulações em uma perspectiva comparada mostra que, a despeito das diferenças, há um objetivo comum a ser compartilhado: o letramento político. É para preservar esse objetivo que se propõe uma leitura do horizonte teórico e metodológico dessas duas simulações.

Biografia do Autor

Rildo Cosson

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998. Professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação em Letras e Educação. Autor dos livros Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.

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Publicado

2010-01-11