Dissonâncias entre os órgãos públicos acerca do sistema carcerário e desafios pós-pandemia
Palavras-chave:
Sistema carcerário nacional, Foco no Rio Grande do Sul, Desafios pós-pandemiaResumo
O objeto do presente artigo se volta para apresentar as vulnerabilidades históricas e estruturais do sistema carcerário nacional, notadamente, agora, quando colocadas a descoberto em função da disseminação, pelas casas prisionais, do coronavírus, reduzindo-se, entretanto, o foco de análise às medidas adotadas acerca do enfrentamento da pandemia no sistema carcerário do Rio Grande do Sul. A metodologia abrange análise de disposições doutrinárias, constitucionais, legais e administrativas. Como resultado parcial, se indica a necessidade de elaboração de diagnósticos precisos acerca da realidade das casas prisionais, com verificação das medidas assertivas tomadas. Ao final, se propugna pela manutenção do Grupo de Trabalho do Sistema de Justiça Criminal, com adoção de políticas públicas permanentes, como forma de enfrentamento dos desafios pós-pandemia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que sou o (um dos) autor (es) do trabalho, que este é original e inédito e que não foi enviado a outra publicação e não o será enquanto estiver sendo avaliado pela Revista Estudos Legislativos, quer no formato impresso ou eletrônico.
Declaro, outrossim, que, por esse instrumento, cedo (cedemos) os direitos autorais para publicação do trabalho na Revista Estudos Legislativos, sendo possível a reprodução posterior, total ou parcial, no formato impresso ou eletrônico, desde que citada a publicação original.