Enfrentamento à pandemia em municípios da região metropolitana de Porto Alegre
autonomia municipal em perspectiva
Palavras-chave:
Covid-19, Federalismo, Distanciamento socialResumo
Este estudo trata sobre as normativas com medidas de distanciamento social emitidas por três municípios da região metropolitana de Porto Alegre em comparação àquelas decretadas pelo Governo do Estado. Objetiva identificar se os municípios consideraram suas características locais e exerceram sua autonomia ao emitirem suas normativas, sendo mais ou menos restritivas do que a normativa estadual. Estudo exploratório, realizado entre março e abril de 2021, com dados obtidos nos sites governamentais. Na análise, observa-se que, no geral, os municípios exerceram a autonomia editando medidas menos restritivas que o protocolo estadual. Observa-se que os municípios que adotaram medidas menos restritivas, apresentaram um número mais elevado de óbitos por 100 mil habitantes, sinalizando que medidas menos restritivas possam ter contribuído para um menor controle da doença em nível local.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que sou o (um dos) autor (es) do trabalho, que este é original e inédito e que não foi enviado a outra publicação e não o será enquanto estiver sendo avaliado pela Revista Estudos Legislativos, quer no formato impresso ou eletrônico.
Declaro, outrossim, que, por esse instrumento, cedo (cedemos) os direitos autorais para publicação do trabalho na Revista Estudos Legislativos, sendo possível a reprodução posterior, total ou parcial, no formato impresso ou eletrônico, desde que citada a publicação original.